Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
INSTITUCIONAL
NOTÍCIAS
Ação Social inicia oficinas de capoeira do SCFV
Iniciaram hoje (15), as oficinas de Capoeira através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, coordenado pelo Departamento Municipal de Ação Social. No primeiro encontro, os alunos da Escola de Educação Básica Elenita Ferreira de Almeida, a APAE, foram recepcionados pelo professor Adriano Vittorazzi, que apresentou os conceitos básicos da capoeira.A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.
15/09/2022
Escolas municipais desenvolvem projeto de aprendizagem em tempo integral
As escolas municipais Pedro Ferreira de Almeida, Nossa Senhora Consoladora, Santina Perret Carraro, Nossa Senhora das Graças, Danilo Bordignon e Francisco Taques, localizadas no interior, e a Escola Municipal Professora Aurora Fabricio das Neves Tortelli, da cidade, estão desenvolvendo o Projeto Aprendizagem em Tempo Integral, de iniciativa do Departamento Municipal de Educação.            O Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010, dispõe sobre o programa Mais Educação e define educação em tempo integral como “a jornada escolar com duração igual ou superior a sete horas diárias, durante todo o período letivo, compreendendo o tempo total em que o aluno permanece na escola ou em atividades escolares em outros espaços educacionais”. As atividades podem ser desenvolvidas dentro do espaço escolar, de acordo com a disponibilidade da escola, ou fora dele, sob orientação pedagógica da escola, mediante o uso dos equipamentos públicos e o estabelecimento de parcerias com órgãos ou instituições locais. Atividades de acompanhamento pedagógico, experimentação e investigação científica, cultura e artes, esporte e lazer, cultura digital, educação econômica, comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, práticas de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável, entre outras atividades fazem parte do projeto.            De acordo com a diretora do Departamento de Educação, professora Daiana Neves de Oliveira, o Projeto Aprendizagem em Tempo Integral tem o intuito de oportunizar aos alunos a busca por uma melhor qualidade de vida, pensando no bem estar e melhoria da aprendizagem e acesso em que  promova a equidade ao reconhecer o direito de todos a aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas. “Sabemos que encontramos muitas potencialidades em nossas escolas e, com estímulos direcionados, farão com que o desenvolvimento social, cultural e econômico modifique e transforme a realidade da comunidade e do município”, comenta professora Daiana.Portanto, percebe-se a necessidade de se ampliar as quatro horas-aulas e melhorar sua qualidade, garantindo o acesso e o direito a diversas atividades como: artesanato, esporte, lazer, cultura, conteúdos pedagógicos e científicos, dentre outros. Com isso, construir uma educação que enalteça e aprimore os valores morais, éticos, cidadania, sustentabilidade, justiça social, segurança e saúde.            São os primeiros passos na efetivação do ensino em tempo integral nas escolas da rede municipal de Coronel Domingos Soares, com o apoio, a atenção e os investimentos necessários do governo municipal e o empenho das direções, equipes pedagógicas e dos professores, que com dedicação e profissionalismo tiram os projetos das folhas de papel para o dia a dia das escolas.
14/09/2022
Departamento de Agricultura leva inúmeros serviços aos domingosoarenses
O Departamento Municipal de Agricultura vem prestando constantemente serviços à população do interior de Coronel Domingos Soares, na abertura de fossas sépticas, açudes, bebedouros, limpezas, terraplenagens, distribuição de calcário, limpeza de córregos, entre outros, sempre buscando atender os produtores rurais com eficiência, agilidade e qualidade.O setor ainda está desenvolvendo ações do Programa Porteira Adentro nas comunidades Pedregulho e Chico André, com até 10 horas trabalhadas por máquina em cada propriedade que solicitar os serviços. Em breve o Programa irá para outras localidades, ampliando os atendimentos para todo o município.Segundo o diretor de Agricultura, Clóvis França Silveira, o setor não para e presta auxílio contínuo aos produtores rurais domingosoarenses, com orientações, acompanhamento de técnicos para uma melhor produção e/ou criação.Agricultura e pecuária fortes, como tem Coronel Domingos Soares, merecem cada vez mais atenção, apoio e investimentos do poder público, e isso o governo municipal está fazendo e vai fazer muito mais.
14/09/2022
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferece diversas oficinas
Um dos trabalhos geridos e desenvolvidos pelo Departamento Municipal de Ação Social é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica e está vinculado ao Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Com atendimentos em grupo, o SCFV realiza atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários, que vai de crianças a idosos, sendo uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.             De acordo com o Departamento de Ação Social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos integra o conjunto de serviços do SUAS (Sistema único de Assistência Social), oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para o planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida. Em Coronel Domingos Soares, além dos encontros são ofertadas oficinas complementares de: •           Shantala: crianças até 6 anos; •           Capoeira: crianças e adolescentes de 6 a 15 anos; •           Capoeira: adolescentes de 15 a 17 anos; •           Parentalidade e Artesanato: jovens de 18 a 29 anos; •           Parentalidade e Artesanato: adultos de 30 a 59 anos; •           Yoga: pessoas idosas.             “O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva”, explica a diretora do departamento, Angélica Graeff Catapan, salientando que o SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.             Nesta terça-feira, 13, no CRAS, foi realizada a oficina de Shantala. ministrada pela professora de yoga e terapeuta holística, Mariane Lammel. A Shantala é um tipo de massagem indiana utilizada para acalmar o bebê, fazendo-o ter mais consciência do seu próprio corpo, aumentando também o vínculo afetivo entre mãe/pai e o bebê. Essa massagem gera estímulos táteis, cerebrais e motores no bebê, o que pode melhorar sua saúde digestiva, respiratória e circulatória, além de permitir uma maior interação entre o cuidador e o bebê.             Conforme o setor, as oficinas não são abertas ao público em geral, mas direcionadas para as famílias atendidas pelo CRAS.
13/09/2022
Dança e Teatro de Cel. Domingos Soares participam de evento artístico em Ampere
No último dia 09, Coronel Domingos Soares esteve muito bem representado na 2ª Expo Arte, no município de Ampere, participando das mostras de Dança e de Teatro, mostrando um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo através das oficinas de artes.            O teatro musical, adaptação da famosa peça Os Saltimbancos, inspirada no conto "Os Músicos de Bremen", dos irmãos Grimm, foi ensaiada pelo professor Mateus Pedroso, e despertou alegria e elevou o imaginário do público presente. Na dança, a professora Beatriz Chaves dos Santos e suas alunas apresentaram um Jazz em homenagem aos duzentos anos da independência do Brasil, embelezando o evento e motivando o patriotismo.            “As apresentações foram lindas! Pudemos levar um pouquinho do que oferecemos aqui em Coronel Domingos Soares para que Ampere e outros municípios conheçam mais sobre nós e o potencial da nossa gente, os talentos que temos aqui. Ficamos muito felizes com o convite e com a participação”, comenta a diretora de Cultura e Turismo, Jeneci Brais Carvalho.            O Departamento Municipal de Cultura e Turismo está localizado na Rua Afonso de Almeida Rocha, no mesmo espaço da Sala do Empreendedor, e disponibiliza gratuitamente diversas oficinas artísticas, para crianças e adultos, e está mostrando à população domingosoarense que arte e cultura fazem a diferença na vida das pessoas e podem ser importantes instrumentos de transformação social.
12/09/2022
Cultura de CDS oferece aulas de Dança do Ventre
“A dança do ventre é uma expressão poética do corpo cheia de gestos e significados. É uma celebração a feminilidade, desenvolvida por mulheres e para mulheres.” (Rhamza Alli). A Dança do Ventre é uma dança de origem oriental, cujo surgimento exato em termos de localização histórica e geográfica é desconhecida. É a primeira dança feminina de que se tem registro. Enquanto as outras danças eram executadas pelos homens e claramente ligadas à sobrevivência (chuva, caça, etc), desenhos em cavernas de mulheres dançando, mostram-nas com ventre em evidência. A Dança do Ventre consiste em alguns movimentos de vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem todo o corpo. Os benefícios da prática da Dança do Ventre são:   Benefícios Físicos: - Preparação para ao parto; - Recuperação do tônus muscular pós-parto; - Combate a problemas relacionados ao abdômen como: TPM, cólicas, constipação intestinal e dores renais; - Alongamento geral do corpo sem riscos de lesões, distensões ou contraturas (obviamente, através de exercícios bem administrados); - Tonificação da musculatura de forma gradual e "de dentro para fora"; - Fortalecimento dos órgãos localizados no abdômen, tornando -os mais eficientes e ativos; - Postura correta e confortável; - Equilíbrio e energização; - Respiração correta; - Auxílio em dietas de perda e ganho de peso;   Psicológicos/emocionais/sociais: - Resgatar da auto -estima; - Aprender a se sensualizar sem se vulgarizar; - Perceber os valores ligados ao ser humano e a natureza e não à aparência; - Despertar interesse por música, ritmos e cultura orientais; - Proporcionar o relaxamento mental/ diversão; - Promover a boa convivência com amigos, colegas e familiares; - Incentivar a boa convivência com a natureza; - Conscientizar sobre a responsabilidade social de cada mulher (como educadoras da nova geração).   Em Coronel Domingos Soares, as aulas desta modalidade de dança dão ofertadas gratuitamente pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo, sempre nas segundas-feiras, das 17h, às 18h, e são ministradas pela professora Beatriz Chaves dos Santos.
08/09/2022
Tarde dançante marca retorno dos encontros da Terceira Idade
A tarde de quinta-feira, 1º de setembro, foi especial para o público da Terceira Idade de Coronel Domingos Soares, pois foi o reinício dos encontros periódicos do grupo da Melhor Idade, aguardado ansiosamente durante todo o período de restrições devido à pandemia do coronavírus.             Sob a coordenação do Departamento Municipal de Ação Social, os encontros serão realizados no Salão de Eventos alugado pela Prefeitura, localizado na Avenida Eurico de Souza Tibes, esquina com a Avenida Augusto Lucidoro Ferreira. De acordo com a diretora do departamento, Angélica Graeff Catapan, o primeiro encontro superou as expectativas. “Nosso encontro com a Terceira Idade foi um sucesso, uma tarde muito divertida, de muita risada, de muita dança e eu só tenho a agradecer; deu mais de quarenta participantes”, comenta, salientando que há tempos estavam pedindo o reinício dos encontros, porém a Prefeitura estava viabilizando a estrutura para a realização.             Os encontros serão semanais, revezando entre matinês, jogos, palestras e yoga. Os bailes ocorrerão quinzenalmente, com música ao vivo. A animação deste primeiro encontro ficou por conta do músico domingosoarense Eder Scongiski, que fez o pessoal matar a saudade de dançar.             O prefeito Jandir Bandiera e o vice-prefeito Liomar Bringhentti prestigiaram o encontro, cumprimentando um por um dos participantes, conversando e disponibilizando os serviços prestados pelo governo municipal para todos os idosos. “Quero parabenizar a Angélica e toda a equipe da Ação Social pelos trabalhos que vêm fazendo, e a todos vocês que estão aqui participando”, disse Bandiera em seu pronunciamento. “Parabéns, Angélica e equipe e obrigado a todos vocês que estão aqui hoje, participando deste momento de descontração. Contem sempre com a administração municipal”, destacou Bringhentti aos presentes.             No dia 09 de outubro o grupo da Melhor Idade irá a Abelardo Luz, Santa Catarina, participar do matinê dos idosos daquele município, sempre com o apoio e acompanhamento do Departamento de Ação Social.
02/09/2022
Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos é desenvolvido em Coronel Domingos Soares
Através de parceria com o Sebrae Pato Branco o Departamento Municipal de Educação desenvolve o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP. A primeira escola contemplada é Aurora Fabrício das Neves Tortelli, da sede, porém, o setor pretende ampliar para as escolas do campo. O objetivo é desenvolver o empreendedorismo e o material é elaborado e fornecido pelo próprio Sebrae. O livro conta com a temática de doze encontros para trabalhar o plano de negócios e o comportamento empreendedor, como iniciativa, trabalho em equipe, criatividade, além de situações que auxiliam o português e matemática, como leitura e interpretação e problemas com sistema monetário. Após seguir os encontros programados no material, as turmas terão produzido materiais para findar o projeto com uma feira para comercializar os produtos, onde todo o dinheiro arrecadado será dividido com os participantes para um lanche ou passeio à escolha do grupo. Cada turma tem seu respectivo tema e dia para o encontro: 1° Ano: Ervas aromáticas (segunda-feira) 2° Ano: Temperos naturais (terça-feira) 3° Ano: Brinquedos ecológicos (quarta-feira) 4° Ano: Locação e prestação de serviços (quinta-feira) 5° Ano: Cores e sabores (sexta-feira) Segundo a professora Laiana Bevilaqua, responsável pela aplicação do projeto, as turmas foram ofertadas com quinze vagas cada, preenchidas por ordem de procura, tendo, hoje, cerca de sessenta e cinco alunos que se reúnem das 17h15 às 18h30 para os estudos. “O projeto vai além do conteúdo teórico. Como professora, vejo que trabalhar ideias de responsabilidade, trabalho em equipe e criatividade é fundamental para o desenvolvimento dos alunos, além de principalmente trabalhar a consciência sobre questões de dinheiro, como de onde vem? Quanto vale? Quanto é custoso conseguir dinheiro com seu próprio suor, cuidados com o gasto desnecessário e com o meio que nos cerca. Nossa intenção é fortalecer a consciência empreendedora dos alunos, ampliando sua visão de mundo”, enfatiza a docente, explicando como funciona o JEPP. Recentemente os alunos de Temperos Naturais fizeram uma horta na escola, onde eles mesmos plantaram os temperos que serão posteriormente utilizados no preparo da merenda escolar. Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
02/09/2022
Voltar
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2023 às 16:36:35