Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
INSTITUCIONAL
NOTÍCIAS
Prefeitura disponibiliza ecopontos para coleta de óleo de cozinha
A Prefeitura de Coronel Domingos Soares, em parceria com a empresa Iguaçu Ambiental, está disponibilizando 02 ecopontos para coleta de óleo de cozinha. Segundo o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Molina Fernandes Müller Gheno, o material coletado será vendido à empresa, e o dinheiro arrecadado será destinado à APAE municipal. "Os ecopontos ficarão de forma permanente na prefeitura e na Escola Municipal Aurora Tortelli para a população fazer a destinação correta desse material e ainda poder contribuir com a APAE, porque todo o óleo coletado vai ser revertido em dinheiro para a instituição", comenta Gheno. Para fazer o descarte adequado do óleo de cozinha, a Iguaçu Ambiental informa os seguintes passos: - Após a utilização do óleo de cozinha aguarde até o resfriamento; - Utilize uma peneira para retirar os resíduos que estejam no óleo; - Com um funil, passe o óleo para uma garrafa PET de 2 litros. Tampe-a; - Leve até o ponto de coleta. O descarte incorreto do óleo usado prejudica rios e córregos, provoca obstrução na rede coletora e dificulta tratamento do esgoto. O óleo recolhido pela empresa é destinado à produção de biodiesel. "Muitas pessoas utilizam o óleo de cozinha na fabricação de sabão, porém, geralmente nem todo material utilizado vai para esse fim. Então, se você tem óleo de cozinha guardado em casa, traga até o ponto de coleta e faça a sua contribuição com o meio ambiente e com a APAE", concluiu o diretor.
06/04/2021
Área Industrial recebe melhorias
A rua de entrada para a Área Industrial está passando por readequação, com o rebaixamento da via e posterior cascalhamento. Desde sua implantação, o acesso é muito ruim e, até perigoso, pela falta de visibilidade. Com os serviços realizados agora, o espaço ficará melhor e mais adequado às empresas e aos trabalhadores do local. A intenção da administração municipal, segundo o vice-prefeito Liomar Bringhentti, é fazer a pavimentação da Área Industrial e de inúmeras ruas da cidade, trazendo modernidade, limpeza, segurança e valorização aos imóveis, além de proporcionar alegria e o sentimento de que o bem está sendo feito para todos. “Uma de nossas prioridades para os quatro anos é a geração de emprego e renda. Temos um espaço amplo e apropriado para a instalação de indústria de pequeno e médio porte, que podem aumentar a oferta de empregos para nossa gente. Estamos correndo atrás para deixar a Área Industrial perfeitamente apta a receber investimentos”, ressaltou Lio. Não só o rebaixamento da rua, mas também a ampliação da rede de abastecimento de água foi feita esta semana na Área Industrial. Ainda em janeiro, o vice-prefeito esteve no escritório regional da Sanepar solicitando essa obra de fundamental importância para a instalação de novas empresas no local. Conforme Lio, o governo municipal já está entrando em contato com a Sanepar para novas obras na área, que beneficiarão o município como um todo. O governo de Coronel Domingos Soares está à disposição de empresários e pessoas interessadas em investir no município, para formar uma parceria promissora e com vistas ao progresso e ao desenvolvimento.
06/04/2021
Nota de esclarecimento sobre a saúde do prefeito
O Estado de saúde do prefeito Jandir Bandeira é estável. O prefeito encontra-se internado na Policlínica de Pato Branco, onde será submetido a um cateterismo na manhã de hoje, conforme equipes médicas de Palmas, Pato Branco e União Vitória.Bandiera não passou bem no domingo (04) à noite, sentindo dor no peito e formigamento nos braços. A Unidade Básica de Saúde de Coronel Domingos Soares imediatamente o encaminhou ao Hospital Santa Pelizzari de Palmas, onde o gestor ficou em observação na Unidade de Tratamento Intensivo – UTI. Ontem foi transferido a Pato Branco para a realização do procedimento citado. “Agradecemos a todos pela torcida de melhora e pelas orações”, disse, grata, a primeira-dama Cristiana Oliveira.
06/04/2021
Prefeitura vai solucionar problemas de alagamentos
Foram iniciados os trabalhos de infraestrutura para solucionar o problema dos alagamentos na Vila Canhoto, que se arrasta há anos. O Departamento Municipal de Infraestrutura está fazendo a abertura das valas para alargamento, limpeza e readequação para instalação de tubos para condução das águas para outra direção. Atualmente, as águas das chuvas passam por uma tubulação que atravessa a rua e desemboca entre as residências, seguindo com toda correnteza até as casas dos fundos, localizadas em área mais baixa, as quais são atingidas e ficam praticamente ilhadas. Conforme o vice-prefeito Liomar Bringhentti, que está acompanhando essa situação, o Município buscará uma parceria com a Cohapar – Companhia de Habitação do Paraná – para a instalação da tubulação, com o objetivo de resolver este problema e proporcionar mais segurança, conforto e qualidade de vida aos moradores da localidade. "Precisamos cuidar da nossa gente e do jeito que está não dá mais. São crianças, idosos, famílias que sofrem com essa situação. Esperamos em breve solucionar esse problema", destacou Lio. Parte dos trabalhos terá a parceria da Cooperativa Codepa. Outros pontos da cidade que também sofrem com alagamentos em dias de fortes chuvas também passarão por estudos para resolver esse problema. Aos poucos, com os pés no chão, mas muitas metas a serem alcançadas, a administração municipal vai transformar para melhor o município e a vida de toda a população, sempre com respeito, dedicação, atenção e qualidade nos serviços prestados.
05/04/2021
Tecnologia aproxima alunos e professores
Enquanto não há possibilidade de retorno das aulas presenciais devido aos riscos da pandemia do coronavírus, as crianças estão tendo aulas remotas, em suas casas, através de vídeoaulas, áudios, imagens, músicas e ao vivo, através de recursos como o Google Meet, que por meio de videoconferência oportuniza o encontro entre professores e alunos que, por mais que estejam distantes fisicamente, se aproximam graças à tecnologia. Para a professora Laiana Beviláqua, a realização de aulas ao vivo, mesmo que à distância, propiciam a interação alunos x alunos e alunos x professores. "Trabalhar a distância é um desafio que estamos encarando em parceria com os pais, e para tentar uma aproximação ainda maior resolvi utilizar o Meet, porém ainda com alguns desafios e falhas que estamos sujeitos neste percurso, acredito facilitar um pouquinho na realização das atividades e propiciar aos alunos, ainda que de forma digital, a interação com a turma", comentou a docente, ressaltando que todos os encontros ao vivo são agendados e informados antecipadamente nos grupos de WatsApp das turmas para as famílias se organizarem. Segundo a diretora do Departamento Municipal de Educação, Daiana Neves Oliveira, apesar de todos os problemas e dificuldades gerados pela pandemia, essa trouxe a oportunidade de os professores de todos os níveis e sistemas de ensino se reinventarem, utilizando meios tecnológicos e formas diferenciadas das usadas antes para atrair a atenção dos alunos e manter o interesse pela aprendizagem. “Queremos parabenizar os professores domingosoarenses por todo o esforço, pela dedicação, pelo empenho e pela criatividade nesse tempo diferente em que as crianças, forçadamente, estão em casa e precisam de estímulo e motivação para os estudos”, agradeceu Daiana, colocando a Educação municipal à disposição de toda a classe docente, dos pais e alunos.   Dicas para ajudar os filhos durante a quarentena - Mantenha o foco: criar o hábito de estudar no mesmo horário em que estariam na escola; - Estabeleça a rotina com clareza: definir horários para os estudos e para usar equipamentos eletrônicos, por exemplo, seja para interagir com amigos, jogos ou estudo; - Pratique a leitura: manter uma rotina diária de leitura contribui para o estudante adquirir mais conhecimento e aumentar o vocabulário; - Priorize momentos de lazer: manter o bom humor é muito positivo para enfrentar as dificuldades. O ideal é definir o lazer para depois de a criança concluir as atividades do dia; - Aposte da tecnologia: a tecnologia não está à disposição apenas para o seu filho estudar em casa, mas para deixar sua rotina mais interessante. Há sites e APPs que podem oferecer conteúdos dinâmicos e que vão colaborar para que seu filho tenha uma bagagem cultural maior.
05/04/2021
Seguem os trabalhos de readequação das estradas
A Prefeitura de Coronel Domingos Soares, juntamente com a patrulha rural do Consórcio Intermunicipal Pinhais, está realizando trabalhos de readequação e cascalhamento na estrada da região do Abarracamento. Além dessa, outras localidades também estão recebendo ou já receberam melhorias. Segundo o diretor do Departamento Municipal de Infraestrutura, Wilson Tigre dos Santos, os trabalhos na região atrasaram por causa do isolamento de alguns operadores de máquinas no consórcio, que contraíram o coronavírus. Contudo, agora os trabalhos estão a todo o vapor, transformando as estradas para melhor. Outros trechos em breve receberão assistência com trabalhos de qualidade para toda a população. Mesmo com a pandemia e com as dificuldades enfrentadas pelo Departamento Municipal de Infraestrutura em relação aos veículos e maquinários herdados pela atual administração, os trabalhos não podem parar e, na medida do possível, de acordo com Tigre, todo o município será atendido. Para o vice-prefeito Liomar Bringhentti, cuidar das estradas rurais é de fundamental importância em Coronel Domingos Soares, visto que o município tem aproximadamente 1.600 quilômetros quadrados de extensão territorial e é cortado de canto a canto por estradas de terra. “Nós vamos consertar trechos críticos, readequar outros e melhorar todas as nossas estradas, porque o domingosoarense merece estradas boas, mas pedimos um pouco de paciência, porque as máquinas e os veículos que foram deixados para nós são poucos e a maioria danificado, precisando de consertos e reparos”, comenta Lio, salientando que o processo burocrático da administração pública infelizmente é mais demorado do que o desejado. Aos poucos, Coronel Domingos Soares todo vai ser contemplado e beneficiado com estradas de qualidade, que ofereçam conforto e segurança no ir e vir do dia a dia. A prefeitura agradece a parceria e a colaboração das empresas Remasa, Chico Eletro e Lavrama na execução de serviços em estradas vicinais.      
05/04/2021
Medidas restritivas são prorrogadas até 08 de abril
A prefeitura de Coronel Domingos Soares publicou esta semana o Decreto nº 041/2021, que prorroga até às 5 horas da manhã do dia 08 de abril todos os itens constantes no Decreto 032/2021. A deliberação foi do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde/COVID-19, que decidiu pela importância da necessidade de continuar com as medidas restritivas visando reduzir os efeitos da pandemia causada pelo coronavírus.             Vale recordar que, com a prorrogação, permanece a restrição provisória de circulação de pessoas em espaços e vias públicas das 20 horas às 5 horas, diariamente, e a proibição de eventos de qualquer gênero e natureza, que possam gerar aglomerações. A venda de bebidas alcoólicas pelos estabelecimentos comerciais das 20h às 5h continua proibida; nos demais horários é permitida. Estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, entre outros, apenas podem vender bebidas alcoólicas para retirada pelo cliente, continuando proibido o consumo no local e em espaços públicos.             É permitido o funcionamento do comércio em geral, desde que seguidos todos os protocolos sanitários. Postos de combustíveis, supermercados, farmácias, banco, Lotérica, Correios e cartório permite-se a entrada de 01 pessoa por família, podendo chegar a 50% de sua capacidade de público. O comércio em geral, bem como os prestadores de serviços e academia particular, podem atender, também, até 50% de seu público. Aos salões de beleza, barbearias e congêneres, é permitido o atendimento de 01 pessoa, no máximo, por horário, na modalidade de agendamento prévio. No caso das instituições religiosas, segue-se a recomendação do Estado, permitindo-se até 25% de suas capacidades.             “Quero pedir a todos os domingosoarenses que respeitem o decreto e levem a sério as medidas de prevenção, para evitarmos o aumento de casos positivos e de óbitos em nosso município. Juntos, cada um fazendo a sua parte, podemos fazer a diferença e, com responsabilidade, aos poucos ir voltando à vida normal”, pediu o prefeito Jandir Bandiera, ressaltando o trabalho de excelência realizado por todos os profissionais da saúde pública de Coronel Domingos Soares.  
31/03/2021
E o frio chegou!
Parece que a temperatura abaixou em Coronel Domingos Soares!! Gramados e campos com gelo foram os cenários desta manhã ensolarada, mas gelada. De acordo com o Simepar, a temperatura agora é de 14ºC com sensação térmica de 13ºC. Pode tirar os cobertores do armário, que o outono chegou com tudo!!
31/03/2021
Voltar
Atendimento
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Terça-feira, 20 de Abril de 2021 às 17:34:53