Seletivo Estagiários

(46) 3254-1166

  Onde Estou : Início > Notícias

Programa Redes Associativas ‘Saindo do eu para o nós’ em CDS

Programa Redes Associativas ‘Saindo do eu para o nós’ em CDS

Prefeita e produtores rurais de Cel Domingos Soares, receberam a visita do consultor de Agronegócio do Sebrae, Delaor Vilela.  Na manhã de sexta-feira (17) a reunião foi com a prefeita Dona Maria e a tarde na Câmara junto com o diretor do Departamento de Agricultura, Laércio Casagrande da Cruz e produtores de orgânicos do município.

O consultor comentou sobre a possível parceira da administração junto com o Sebrae para trazer mais informações e esclarecimentos aos produtores. “O grande objetivo é o aumento de renda e qualidade de vida dos produtores de orgânico. O trabalho do Sebrae no município está sendo primeiramente com um diagnóstico, para podermos fazer uma avaliação e conseqüentemente um trabalho de assistência técnica para aqueles que necessitam aumentar sua produção e comercializar seu produto”, ressaltou Vilela.

Segundo ele, por meio do diagnóstico que foi feito com 38 produtores do município, foi possível perceber que há um grande potencial de produção e comercialização em Cel Domingos Soares e o que está faltando aos produtores é apenas o conhecimento técnico. “Estamos tentando contribuir para esse aprendizado, juntamente com a EMATER e por meio de uma parceria da administração municipal. Na semana anterior, foi feito uma oficina para mostrar aos produtores a estrutura de uma produção agroecológica, principalmente para mostrá-los que não é apenas por seu produto não possuir elementos químicos que será um produto orgânico”, pontuou.

Ainda segundo o consultor, essa parceria pretende trabalhar com o planejamento de produção para que o produtor possa saber o quanto será colhido e o quanto é preciso comercializar. O grupo ainda pretende constituir uma associação de produtores orgânicos, para que seja possível organizar a comercialização e produção desses produtos. “No final desse projeto, pretendemos certificar esses produtores por sua área parcial ou total, para acessar o mercado com esse privilégio de possuir um preço maior e também junto às políticas públicas do governo”, comentou.

Além disso, o consultor ressaltou que o grupo pretende fortalecer a parceria com o SENAR para dar acesso aos cursos de capacitação e treinamento a esses membros da sociedade econômica. “Foi feito uma proposta para a administração, onde consta a assistência técnica que terá inicio no próximo mês e seguirá até o mês de dezembro e junto com isso será feita um trabalho relacionado à comercialização desses produtos”, finaliza.

Para a prefeita Dona Maria a intenção da municipalidade é dar condições para o produtor, produzir e comercializar sem precisar sair da sua propriedade “A nossa intenção é dar condições melhores aos nossos agricultores, motivando eles a produzirem cada vez mais e para isso estamos firmando essa parceria com o SEBRAE, para que passamos ter um diagnostico das reais necessidades dos nossos produtores e onde vamos  poder atuar com êxito” destacou a prefeita

Voltar
Confira as Últimas Notícias