Prefeitura Municipal de

Coronel Domingos Soares

(46) 3254-1166

  Onde Estou : Início > Notícias

Profissionais de saúde de CDS recebem capacitação

Profissionais de saúde de CDS recebem capacitação

Na última semana, ocorreu a capacitação do Departamento de Saúde referente aos fluxos e protocolos da violência contra crianças e adolescentes no município de Cel Domingos Soares.

Segundo a Procuradora responsável pela capacitação, advogada Neyva Carvalho, o objetivo principal foi capacitar os servidores da saúde, assim como também acontecerá com a Educação, Assistência Social e Conselho Tutelar, visando estabelecer fluxos e os protocolos de atendimento em casos de crianças e adolescentes vítimas de violência. “Isso tudo partiu de uma recomendação do Ministério Público, que fizeram várias reuniões na procuradoria e promotoria de Palmas, tratando sobre Cel Domingos Soares e Palmas”, ressaltou Neyva”

Na quarta-feira (15), houve a continuação da capacitação dos servidores da saúde do munícipio, em seguida, será feito a programação da capacitação do Departamento de Educação, em todas as escolas, tanto municipais quanto estaduais e logo será feito a capacitação da Assistência Social e finalizando com o Conselho Tutelar. “Queremos alcançar com essa capacitação, que a criança seja ouvida, sem causar revitimação, a partir daí, os atores do sistema de garantia de direitos, possam fazer o devido encaminhamento para a rede de proteção, sem causar maiores danos a essa criança”, comentou a responsável.

Na capacitação foi trabalhada a  Lei Nº 13.431, DE 4 DE ABRIL DE 2017. que trata sobre a violência institucional, além disso, foi trabalhado conceitos, fluxos e protocolos, como também que instrumentos serão utilizados para quantificar essa demanda. “Anteriormente, a criança relatava o caso na escola, era encaminhada a saúde, relatando o caso novamente.

Ela precisava repetir seu caso novamente no Conselho Tutelar, agora,  após essa capacitação, a criança irá ser ouvida apenas uma vez, pela pessoa que ela confiar a relatar e a partir desse momento, os órgãos irão entrar em contato e encaminhar o caso e ela irá ser ouvida apenas no depoimento pessoal no Fórum de Palmas. Apenas após finalizarmos esse processo, poderemos perceber que atingimos os resultados esperados e poder oferecer o melhor as nossas crianças e adolescentes”, finalizou Neyva.


Voltar
Confira as Últimas Notícias