Prefeitura Municipal de

Coronel Domingos Soares

(46) 3254-1166

  Onde Estou : Início > Notícias

Ação Social e CRAS promoveram ações para lembrar 18 de maio

Ação Social e CRAS promoveram ações para lembrar 18 de maio

O dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia é instituído pela Lei Federal 9.970/00 e demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo território brasileiro. A proposta do dia “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

 

A prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos. Deste modo o Departamento de Ação Social junto com o CRAS promoveram ações durante toda a semana para propagar a importância deste dia, fortalecendo o nosso compromisso na luta contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

No dia 14 terça-feira, a Assistente Social, Rosalina Bedin e a Psicóloga, Bruna Del Sent realizaram a primeira ação com um grupo de crianças e adolescentes do município de Coronel Domingos Soares. Por meio de palestra, vídeos e concurso de cartazes sobre o tema. As profissionais relataram que o objetivo é proteger as crianças e os adolescentes do município, bem como divulgar o Disque Direitos Humanos – o Disque 100. No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita.

 

Rosalina e Bruna afirmaram que independente da freqüência o abuso sexual deixa marcas para a vida toda e que todos somos responsáveis por quebrar o silêncio e mudar essa realidade, pois abuso sexual é crime e deve ser denunciado. Portanto quanto mais falarmos sobre o tema mais próximos estaremos da prevenção e de resultados concretos!

 

Voltar
Confira as Últimas Notícias