Prefeitura Municipal de

Coronel Domingos Soares

(46) 3254-1166

  Onde Estou : Início > Notícias

INICIADO O PROGRAMA “RESGATE A INFÂNCIA” NAS ESCOLAS DE CDS

INICIADO O PROGRAMA “RESGATE A INFÂNCIA” NAS ESCOLAS DE CDS

Na manhã desta terça feira (13) na Escola Autora Tortelli, foi dado início nas escolas de  Coronel Domingos Soares o Programa Resgate a Infância. Uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho, Coordenadoria Nacional de Combate à exploração do Trabalho da Criança e Adolescente e Departamento Municipal de Educação. O programa conta com apoio do Departamento de Assistência Social e Departamento de Saúde através do setor responsável pela Saúde do Trabalhador.

                        O Programa está sendo desenvolvido com os alunos dos quintos anos do município, porém todas as classes estão assistindo as orientações que vem sendo realizadas, além do material pedagógico para o desenvolvimento das ações que foram distribuídos aos professores, estão sendo apresentados teatros e os alunos podem interagir durante as explicações dos professores, psicólogos e equipe da saúde. As ações vão durar até o mês de agosto. De acordo com o professor Valdir castanha, Diretor do Departamento de Educação, esta é uma iniciativa que foi aderida pela maioria dos municípios da região e visa desmistificar a questão do que pode e o que não pode ser feito pelas crianças e adolescentes. Todo o material foi desenvolvido baseado nas leis vigentes em nosso país. Explicou o professor castanha por exemplo que as crianças podem sem problema nenhum desempenhar algumas tarefas em casa, como por exemplo arrumar a sua cama ou mesmo enxugar a louça, organizar seus brinquedos, porém a criança ser responsável pela organização completa da casa, limpeza, mexer com produtos químicos, manusear fogões, cumprir cargas horárias, trabalhar em fornos de carvão entre outros já não é permitido.

                        O professor castanha deixou claro que este é um programa de orientação baseado nas Leis federais existentes, não é uma iniciativa das autoridades locais e sim um programa que vem sendo desenvolvido através do Ministério Público do Trabalho em parceria com os municípios, inclusive destacando mais uma vez que as crianças tem sim responsabilidades que podem ser ensinadas pelos pais.
Voltar
Confira as Últimas Notícias