Prefeitura Municipal de

Coronel Domingos Soares

(46) 3254-1166

  Onde Estou : Início > Notícias

Coronel Domingos Soares terá 1ª fazenda legal para extração da folha de xaxim do Brasil

Coronel Domingos Soares terá 1ª fazenda legal para extração da folha de xaxim do Brasil

Estiveram na prefeitura de Coronel Domingos Soares na tarde de segunda-feira (23), o pesquisador, farmacêutico e bioquímico, Elzo Ferreira, com sua equipe, apresentando suas ideias no processo de transformação da folha do xaxim em chá e de produção de mudas em larga escala, demonstrando interesse em fazer do município um pólo de produção do Asmazol.

            Segundo Ferreira, há 20 anos são desenvolvidas pesquisas com o xaxim, sendo há 12 anos feitas com humanos, onde foram constatadas propriedades fitoterápicas que auxiliam no tratamento de doenças como asma, bronquite, rinite, sinusite, gripe, diabete e hipertensão. Conforme a engenheira agrônoma responsável, Marcielly Bressanelli, Coronel Domingos Soares terá a primeira fazenda legal para extração da folha do xaxim do Brasil, gerando, inicialmente, mais de 30 empregos diretos, e tornando-se referência no setor. A indústria toda envolverá mais de mil colaboradores. A propriedade que dará início a este empreendimento no município é do senhor Ivoni Pieta. Ainda segundo Marcielly, a intenção dos investidores chineses e norteamericanos é, num futuro próximo, montar a estrutura da indústria no município, com barracões adequados, nos moldes de uma ervateira.

            Proprietários rurais que tenham interesse em fornecer folhas de xaxim para produção do referido chá podem entrar em contato com o senhor Pieta ou com a engenheira agrônoma, pelo telefone 46-99918-8694, visto que é necessária uma série de documentos que tornem legal e permitam a extração das folhas, que se recompõem.

            As ações esperadas do chá de xaxim são a inibição de doenças alérgicas e inflamatórias do aparelho respiratório; desbloqueio imediato das vias respiratórias inferiores e superiores; ação vasodilatadora, cicatrizante, analgésica, antibiótica, antiinflamatória e antioxidante; entre outras. No rótulo do produto, que já é comercializado pela Internet, apresenta relatos de casos de desbloqueio imediato das vias respiratórias; liberação de espasmo purulento; dispensa de medicamento de uso contínuo; interrupção do uso de bombinha, de corticoides e de esteroides; melhor disposição e aumento da autoestima; supressão de doenças oportunistas; bloqueio de crises respiratórias; e redução de doenças de cunho alérgico e inflamatório do aparelho respiratório. Quem desejar pode acessar vídeos e matérias sobre o assunto na Internet, procurando por “chá de xaxim” ou “Asmazol”.

            Para o diretor do Departamento Municipal de Indústria e Comércio, Clademir Tonin, a iniciativa de Dr. Elzo em fazer de Coronel Domingos Soares o município pioneiro no Brasil na produção de xaxim em larga escala vem ao encontro das políticas de fortalecimento do setor adotadas pelo governo municipal e da ampliação da oferta de vagas de emprego à população domingosoarense, além de ser um produto saudável e comprovadamente benéfico.

Voltar
Confira as Últimas Notícias