Prefeitura Municipal de

Coronel Domingos Soares

(46) 3254-1166

  Onde Estou : Início > Notícias

Palestra sobre o Outubro Rosa reuniu mulheres domingosoarenses

Palestra sobre o Outubro Rosa reuniu mulheres domingosoarenses

            Mulheres de Coronel Domingos Soares puderam participar de uma importante palestra, na tarde de quarta-feira (25), dentro do cronograma do Outubro Rosa. A palestrante foi a doutora Liziane Tomazini. A médica falou dos sintomas, causas e cuidados quanto aos cânceres de mama e de colo do útero, focando na importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O evento contou com a presença de alunos e professoras da Escola Especial Elenita Almeida Ferreira, que abrilhantaram a tarde com uma bela apresentação.

            A palestra, bem como todas as atividades do Outubro Rosa, foi organizada pelo setor de Saúde da Mulher do Departamento Municipal de Saúde que, além da sede, também está desenvolvendo ações nas Unidades Básicas de Saúde do interior, como palestra, coleta de preventivos, agendamento de mamografias e orientações. O chefe de gabinete da prefeitura, Oilson Pires, representou a prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida, que estava em viagem à Curitiba. Em sua fala, Pires ressaltou o empenho do governo municipal em oferecer uma saúde pública digna e de qualidade a todos. A diretora de Saúde, Cleonice França Silveira dos Santos, agradeceu a presença de todos e colocou o departamento à disposição. Conforme Dra. Liziane, o câncer de mama, por exemplo, pode atingir também os homens, portanto o autoexame, ou seja, a palpação, é de fundamental importância, pois é a partir deste ato que se busca ajuda médica. “Mulheres e homens precisam conhecer o seu corpo, se olhar, se tocar e, em caso de qualquer coisa diferente, fora do normal, procurar um médico”, orienta a profissional.

             Após a palestra houve o sorteio de brindes e um delicioso coffee break. De acordo com Cleonice, a palestra foi um momento de aprendizado e orientações, onde principalmente as mulheres presentes puderam saber um pouco mais sobre as doenças que fazem parte desta campanha e se prevenirem. “Nós oferecemos gratuitamente consultas e exames, como o papanicolau e a mamografia, e nossa equipe multidisciplinar está sempre à disposição. Damos todo o auxílio necessário aos pacientes atendidos pelo SUS”, conclui a diretora de Saúde. Além dos brindes, no início de novembro todas as mulheres que fizerem a coleta de preventivo ao longo deste mês participarão do sorteio de um ensaio fotográfico, realizado pela fotógrafa Cristiane Rodrigues.

Voltar
Confira as Últimas Notícias