Prefeitura Municipal de

Coronel Domingos Soares

(46) 3254-1166

  Onde Estou : Início > Notícias

10ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada em Cel. Domingos Soares

10ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada em Cel. Domingos Soares

A Prefeitura de Coronel Domingos Soares, Departamento de Ação Social e Conselho Municipal de Assistência Social realizaram na tarde de terça-feira (04) a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social – CMAS, cujo tema deste ano foi “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social”. A palestra, de mesmo título, foi ministrada pelas assistentes sociais Tânia Mara Minetto e Daniele Balestro, de Chapecó, Santa Catarina.

            Tânia apresentou um breve histórico da política de assistência social no âmbito nacional e a criação da LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, em 1993. “Estamos vivendo um momento muito complicado no Brasil. Estamos à mercê de perdermos muitos direitos que levaram anos para serem conquistados e precisamos pensar em como é que nós vamos fazer para não perdermos nossos direitos?”, aponta a palestrante, que também falou sobre Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, os deveres e a importância do Conselho Municipal de Assistência Social, e diversos outros assuntos relacionados ao tema proposto.

            Daniele destacou que a assistência social trabalha com a garantia de direitos dos cidadãos, especialmente aqueles que se encontram em condições de vulnerabilidade, ou seja, que estão à margem da sociedade e necessitam de acompanhamento e assistência para que tenham uma condição mais digna de vida. Conforme ela, o SUAS é uma política de Estado e não de governo, o que faz com que os trabalhos e projetos tenham continuidade, independente de quem estará à frente do governo. “As pessoas precisam conhecer os seus direitos, aquilo que lhes é oferecido como meios de ascensão social e de proteção, para que possam se beneficiar dos programas geridos pela assistência social”, explica Balestro, orientando o CMAS a ampliar a publicidade dos programas e projetos disponíveis e a população a procurar o Departamento de Ação Social para conhecer os seus direitos e fazer a inscrição no Cadastro Único para poder ser beneficiada.

            Conforme a assistente social do CRAS local, Rosalina Bedin, as famílias atendidas pelo Município são estimuladas a buscar a melhoria das suas condições. “A gente trabalha de forma que as famílias se auto-desenvolvam, deem sua contrapartida em relação aos benefícios que recebem; nós damos o impulso”, comenta. A diretora de Ação Social, Terezinha Giacomel, enalteceu a importância da Conferência para o levantamento de questões importantes para a ampliação dos serviços de assistência social no município. A prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida disse que tem um carinho especial por este setor, já que fora diretora do departamento de 2009 a 2012 e conseguiu implementar diversos trabalhos diferenciados e para todos os públicos do setor. “Nós queremos e vamos atender 100% das famílias vulneráveis de Coronel Domingos Soares, através do atendimento humanizado, oferecendo a elas oportunidades de aprendizado através de cursos profissionalizantes e o acompanhamento para que tenham ânimo para se auto-proverem e tenham condições mais dignas”, comenta a prefeita.

            A equipe organizadora da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social agradece a presença e participação da comunidade, em especial à Escola Especial Elenita Almeida Ferreira – APAE Primeiros Passos, pela contribuição com apresentação cultural. “Juntos conseguiremos construir parâmetros fundamentais para o bom andamento da assistência social em nosso município”, finaliza Terezinha Giacomel.

Voltar
Confira as Últimas Notícias