Prefeitura Municipal de

Coronel Domingos Soares

(46) 3254-1166

  Onde Estou : Início > Notícias

Governo do Estado garante investimentos em colégios domingosoarenses

Governo do Estado garante investimentos em colégios domingosoarenses

Reforma e ampliação do Colégio Santa Catarina e construção do Colégio do Campo Cândido Rossoni estão nos planos

 

            Os últimos dias têm sido de confirmação de importantes conquistas para Coronel Domingos Soares, dentre elas a melhoria da infraestrutura dos colégios estaduais Santa Catarina, na área urbana, e Cândido Rossoni, na Ponte do Iratim. Tal confirmação se deu na última terça-feira (23) quando o superintendente de Desenvolvimento Educacional da Secretaria Estadual de Educação e presidente da Fundação de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar), Victor Hugo Boselli Dantas, esteve no município e visitou uma das instituições.

            De acordo com Dantas, o Governo do Estado está investindo em reformas de colégios da rede estadual, apresentando, inclusive, projetos inéditos até em nível de Brasil, e estão acontecendo mil reformas simultâneas em todo o estado. Ao visitar as instalações do Colégio Santa Catarina, o presidente da Fundepar se deparou com salas de aula praticamente caindo. “Estamos visitando Domingos Soares e demos uma olhada cuidadosa em toda a instalação, inclusive detectamos quatro salas de aula que estão em estado precário. Já de pronto vamos fazer um projeto em Curitiba, propor para a comunidade uma ação rápida, com outro programa que está sendo implementado, que se chama Módulo Sustentável, que nada mais é do que um sistema alternativo extremamente prático, rápido e a metade do preço de um convencional; nós vamos estudar com carinho isso aí e procurar, no menor espaço de tempo, uma solução”, prometeu Victor Hugo. Módulo Sustentável se trata de unidades estruturadas em contêineres, preparados com isolamento acústico, instalação elétrica, ventilação e todas as Normas Brasileiras aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

            Para a prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida, a visita do superintendente de Desenvolvimento Educacional é a certeza de que os esforços da administração municipal pela melhoria contínua da educação estão atingindo seus objetivos. “Nós estamos felizes e agradecidos pela visita do Victor Hugo, porque ele pode ver de perto a estrutura e as dificuldades enfrentadas por alunos e professores, e comprovar que a nossa insistência não é à toa, mas sim necessária. Ele nos garantiu que o Estado fará seis novas salas de aula de forma emergencial no Colégio Santa Catarina e que construirá o novo Cândido Rossoni”, comenta Dona Maria. Na oportunidade foi mostrado ao superintendente o terreno cedido ao Estado para a construção do novo Colégio Santa Catarina. Conforme Dantas, mesmo com a construção de novas salas de aula e a reforma parcial da instituição, o Governo do Estado irá seguir com o projeto das novas instalações. “Estivemos vendo também um terreno que já está disponibilizado para o Estado e simultaneamente nós vamos tocar esse projeto para frente, de uma grande unidade nova, porém isso demanda mais tempo e sentimos aqui que a necessidade é premente, então vamos buscar uma solução. Temos recebido frequentemente em Curitiba, com o maior prazer, a prefeita, solicitando essas melhorias, então nós fizemos questão de vir aqui pessoalmente trabalhar juntos nisso, porque só juntos vamos conseguir virar a página da educação do Paraná”, complementa. Para a diretora do Santa Catarina, Andreia Brandelero, a substituição das atuais salas de madeira por novas salas de aula já irá sanar este problema que há anos vem se estendendo. “Ficamos muito felizes com a visita e agradecidos pela preocupação com as condições do nosso colégio. A comunidade escolar está ansiosa, pois isso dará condições para melhor atender nossos alunos”, agradece.

 

            Cândido Rossoni

            Outra conquista da administração de Dona Maria é a construção de uma nova unidade do Colégio Estadual do Campo Cândido Rossoni, na comunidade Ponte do Iratim. O colégio tem atualmente 102 alunos, 14 professores e 03 funcionários; as salas de aula são de madeira, antigas, tendo paredes e assoalhos deteriorados e caindo, sendo risco iminente a todos. Segundo a diretora da instituição, Luzia Aparecida da Silva Escongisk, o novo colégio vai dar motivação a todos. “A comunidade escolar está sentindo-se muito feliz com a construção de um novo prédio escolar, pois uma nova estrutura vai melhorar em muito a qualidade de ensino aprendizagem”, relata, enfatizando o empenho da prefeita para que esta obra se realize. Conforme Victor Hugo, já foi feita a análise do terreno ao lado do posto de saúde da comunidade, porém o mesmo deverá ser estudado a fundo, visto que é às margens do Rio Iratim.

            Dentro de alguns dias o engenheiro do Núcleo Regional de Educação deve vir a Coronel Domingos Soares, a pedido do presidente da Fundepar, colher informações com as diretoras e fazer o esboço das reformas e construções.

Voltar
Confira as Últimas Notícias