Prefeitura Municipal de

Coronel Domingos Soares

(46) 3254-1166

  Onde Estou : Início > Notícias

Técnicos do BID e do DER estiveram em Coronel Domingos Soares verificando estrada

Técnicos do BID e do DER estiveram em Coronel Domingos Soares verificando estrada

Está garantido! Pavimentação deve iniciar entre dezembro deste ano e janeiro de 2018

 

         A última quinta-feira, dia 18, fria e chuvosa, foi um dia especial e marcante para Coronel Domingos Soares, pois estiveram em visita oficial ao município os técnicos do DER – Departamento de Estradas de Rodagem, do Governo do Estado, e do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, os quais vieram fazer uma análise in loco da estrada que será contemplada com pavimentação asfáltica com recursos liberados pelo referido Banco. Dia 26 de abril deste ano o BID realizou em Coronel Domingos Soares uma Consulta Pública, com a presença de autoridades locais, regionais e da população em geral, onde os engenheiros do DER apresentaram o projeto de pavimentação da PR-912. A prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida e o diretor do Departamento de Infraestrutura, Mauro Correa de Almeida, receberam os profissionais no gabinete.

            De acordo com o chefe de equipe de projetos e representante da Unidade Ambiental e Social do setor privado do BID, Ernesto Monter, que é mexicano, o objetivo da visita foi coletar informações acerca da opinião da população sobre a obra e conhecer, principalmente, os contextos ambiental e social envolvidos. “Nesta visita em particular nós queremos conhecer, de primeira mão, as obras que vamos financiar, e conhecer a opinião da população sobre o projeto; por último o contexto ambiental onde o projeto se desenvolve para poder revisar com melhor entendimento os planos ambientais e sociais. No que se refere ao crédito estamos na última etapa de avaliação de termos legais, financeiros, ambientais e sociais, e a programação é que no mês de agosto nós apresentemos a operação ao diretório do BID”, explica Monter. Segundo o coordenador técnico do grupo de trabalho do DER, Glauco Lobo, esta visita foi muito importante para o pessoal do BID, visto que puderem presenciar a dificuldade vivida por todos principalmente em dias de chuva. “É uma visita importante para o pessoal do BID, principalmente; nós do Estado já conhecemos a realidade dessa estrada e de dar acesso pavimentado a cidades que ainda não possuem. Um dia como hoje, chuvoso, é bom para eles verem realmente quais são as dificuldades que o município enfrenta. É desenvolvimento para a região, e nós vemos com muitos bons olhos essa pavimentação e agora, com a vinda do BID destravando esse financiamento, com certeza essa obra vai acontecer e vai melhorar muito a vida das pessoas”, destaca Lobo.

            Para a prefeita Dona Maria, a presença dos técnicos do BID e do DER representa a confirmação de que esse asfalto vai se tornar realidade. “A gente fica até emocionada, porque é a confirmação desse asfalto. Hoje eles vieram com chuva mesmo fazer o reconhecimento da estrada e Deus foi muito bom porque choveu e assim eles veem a dificuldade que a gente tem e o quanto é sofrido, principalmente quando chove”, comenta, emocionada, a gestora municipal. Ainda conforme Glauco Lobo, essa visita é para o cumprimento dos prazos anunciados no mês passado. “Em agosto será a aprovação da minuta do contrato de empréstimo e a assinatura em setembro. Nunca esteve tão próximo de se tornar realidade. Nós imaginamos que no final do ano ou, mais realistas, no início do ano que vem, nós teremos a obra já iniciando”, conclui o engenheiro.

Voltar
Confira as Últimas Notícias