Prefeitura Municipal de

Coronel Domingos Soares

(46) 3254-1166

  Onde Estou : Início > Notícias

Empresa responsável e prefeitura cancelam PSS para contratação de estagiários

Empresa responsável e prefeitura cancelam PSS para contratação de estagiários

A atitude visa dar maior organização e transparência ao certame

 

            Foi cancelado na tarde da última quinta-feira, 23, o processo seletivo para o desenvolvimento de estágio não obrigatório junto aos diversos setores da administração pública de Coronel Domingos Soares. O período de inscrições foi de 06 a 17 de março passados e a publicação da classificação provisória ocorreu esta terça-feira, dia 21.

            De acordo com o Edital 003/2017, o cancelamento do certame se deu devido à “constatação de incongruências entre a efetivação das inscrições e as disposições contidas em edital, aliado à alocação de vagas em unidades administrativas não contempladas inicialmente”. A representante da empresa realizadora, Centro de Integração de Estudantes – Estágios CIN, Cirene Varzela Miotto, explica que a Lei Municipal nº 782/2017 prevê a alocação de estagiários em locais específicos, como Saúde, Educação e Administração, por exemplo. “Na hora da inscrição nós não tínhamos um campo específico para isso, apenas era perguntado. Para oportunizar a todos e não termos problemas nós fizemos este cancelamento junto à Prefeitura e reabriremos as inscrições”, conta Cirene, assumindo a falha na elaboração da ficha de inscrição. Como consta no item 2 do edital de cancelamento, “há necessidade de melhor estabelecer os critérios definidores do certame a fim de que este satisfaça de fato os interesses da municipalidade e oportunize aos inscritos a condição de aperfeiçoar suas escolhas, inclusive no que diz respeito à seleção da condição de afro-descendente e portador de necessidade especial”.

            Quando fala em “interesses da municipalidade”, o referido edital explica, no item 4, “que o interesse público nada mais é do que o interesse da coletividade e que cada ato da administração pública deve ter por escopo a satisfação e o interesse de todos os cidadãos, preservando o princípio da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência, preservando, assim, o tratamento isonômico aos seus administrados”.

             Novas inscrições

            O novo período de inscrições será de 27 a 31 de março próximos, na Associação Comercial, situada à Avenida Araucária, em frente à igreja matriz, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. O número de vagas disponíveis continua o mesmo, ou seja, 49, distribuídas entre todos os setores da prefeitura, sendo que 20 são destinadas exclusivamente à Educação. Segundo Cirene, quem já se inscreveu poderá aproveitar a documentação, porém deverá assinar novamente a ficha de inscrição, a qual terá todos os itens especificados, como o local para o qual o estudante pretende concorrer à vaga. “A empresa fez a devolução dos envelopes com os documentos de todos os inscritos, portanto não há necessidade de refazer os documentos. O aluno vai vistar os documentos, para que possa comprovar que não houve nenhuma alteração; isso pra mostrar nossa transparência e oportunizar para quem ainda não fez sua inscrição possa fazer”, comenta a representante da empresa realizadora.

            “A inscrição do Ensino Médio também vai ter local específico, para que o estudante esteja onde gosta, fazendo aquilo que quer. O estagiário vai ter a opção de ter a primeira experiência profissional na área que gosta”, destaca Cirene. Para a prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida, a possibilidade de o estudante optar pela área em que quer trabalhar é muito importante, principalmente para alunos do Ensino Médio, visto que geralmente se trata do primeiro emprego.

 

            Avaliação e classificação

            A metodologia de avaliação e classificação será a mesma, ou seja, por pontuação, que é obtida através da análise do histórico escolar, ficando na frente aqueles que obtiveram notas melhores nas disciplinas cursadas no colégio ou faculdade.

 

Desclassificação

            Os itens para que o candidato seja desclassificado são os mesmos, que estão publicados no Edital 001/2017, disponível no site da prefeitura (www.pmcds.pr.gov.br). “Aqui em Coronel Domingos Soares, além do edital existe a Lei Municipal de estágio, que é o que está comandando; não é a prefeita, não é o secretário, não é o RH, não é a empresa nem a pessoa que está fazendo a inscrição. Nós elaboramos uma declaração interna onde ele vai afirmar que não fez estágio na prefeitura; pode até passar na fase de inscrição, mas quando for para o sistema vai ser desclassificado”, orienta Cirene Miotto, ressaltando que inscrição com falta de documentos não será aceita.

             Maiores informações pelos telefones 3254-1166 e 3254-1332.

Voltar
Confira as Últimas Notícias