Prefeitura Municipal de

Coronel Domingos Soares

(46) 3254-1166

  Onde Estou : Início > Notícias

Vigilância Sanitária alerta a população sobre Dengue, Leptospirose e controle de morcegos

Vigilância Sanitária alerta a população sobre Dengue, Leptospirose e controle de morcegos

A Vigilância Sanitária de Coronel Domingos Soares realizou, na manhã da última terça-feira, 21, a entrega de material gráfico com vistas a conscientizar a população acerca dos cuidados adequados para evitar a Dengue, a Leptospirose e como controlar morcegos no ambiente urbano. A ação foi feita na Avenida Araucária, esquina do posto de saúde.

            Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, os cuidados são de conhecimento de todos, como manter caixas de água fechadas e vedadas, manter os pratos limpos e colocar areia até a borda, manter as lixeiras tampadas, manter as calhas limpas, não deixar acumular água em nenhum local da casa, guardar baldes e vasos em local coberto e com a boca para baixo, tampar ou vedar os ralos entre outros. Já a leptospirose, doença causada por uma bactéria eliminada pela urina do rato, é transmitida ao ser humano através da água, solo e alimentos contaminados. Sua prevenção é feita não jogando lixo e objetos nos rios, para não provocar enchentes, evitando contato com águas provenientes de enchentes e esgotos, colocar o lixo em sacos plásticos e recipientes tampados, não brincar ou nadar em lagos ou córregos, guardar os alimentos em lugares protegidos dos ratos, manter o quintal limpo, colocar telas nos ralos para evitar o acesso dos roedores, e usar botar e luvas para mexer no esgoto, lixo ou quando houver enchentes.

            Quanto aos morcegos, existe uma grande variedade e a maioria deles são inofensivos e trazem benefícios ao homem. Os morcegos são grandes polinizadores de flores, como os beija-flores e as abelhas, porém jamais toque neles com as mãos sem proteção adequada, pois tentarão morder para se defender. Caso seja encontrado um morcego dentro da residência o correto é chamar a Vigilância Sanitária para proceder a retirada. A solução para o problema dos morcegos em áreas urbanas depende basicamente do manejo adequado de suas fontes de alimentos, como a plantação de árvores frutíferas longe de casa, visto que os frutos são atrativos para os animais.

            A Vigilância Sanitária municipal está localizada à Rua Afonso de Almeida Rocha, em frente à Câmara Municipal, e está à disposição para maiores informações, denúncias e solicitações.

Voltar
Confira as Últimas Notícias