Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Alunos de escola municipal estão participando da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
assescom.pmcds@gmail.com
Segunda-feira, 16 de Maio de 2022

Alunos dos 3°, 4° e 5° Anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Aurora Fabrício das Neves Tortelli, de Coronel Domingos Soares, estão participando pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Na quinta-feira, 12, foram feitas as apresentações dos trabalhos com o lançamento dos foguetes, resultado dos estudos realizados durante o mês.

A OBA é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre as crianças. Essa Olimpíada envolve as disciplinas de Arte, Ciências, Física e Geografia e é constituída de apenas uma fase cuja prova é aplicada em quatro níveis.

Para o professor de Arte, Vagner Palamar, responsável pela coordenação do projeto na escola, a participação dos alunos foi fundamental nesta atividade, que teve um envolvimento total. “Os alunos estavam motivados a aprender o conteúdo, bem como nas aulas práticas. Para muitos, a criação do protótipo do foguete foi algo diferente e criativo, pois quando falamos em foguetes ou astronomia parece ser algo longe da nossa realidade, mas pudemos perceber que isso não é tão distante e que os alunos podem, sim, ser astronautas ou cientistas”, conta o docente, salientando que os alunos idealizaram, criaram e fizeram o lançamento de foguetes feitos de materiais recicláveis, com objetivo de despertar o interesse pela Astronáutica de maneira lúdica e prática.

            A diretora do Departamento Municipal de Educação, professora Daiana Neves de Oliveira, e a diretora da escola, professora Rosilei de Souza Graeff, parabenizaram os alunos pelo envolvimento na atividade e enalteceram a iniciativa dos professores que colaboraram no projeto. “Este é o primeiro ano que uma escola municipal de Coronel Domingos Soares participa desta Olimpíada. No ano que vem queremos ampliar para que mais turmas e mais escolas também possam ter esta experiência, porque mais do que qualquer prêmio, a participação e os conhecimentos adquiridos valem muito mais do que qualquer coisa”, disse professora Daiana.

            A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Neste ano acontece a 25ª edição da OBA e a 16ª edição da MOBFOG.

           

Voltar
Confira as Últimas Notícias
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Sexta-feira, 05 de Agosto de 2022 às 10:48:32