Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Famílias recebem capacitação para o Programa Família Acolhedora
assescom.pmcds@gmail.com
Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021

Na quinta-feira (25) aconteceu a capacitação do Programa Família Acolhedora em Coronel Domingos Soares, com a participação de quatro famílias, nesta etapa. O encontro, coordenado pela assistente social Cristiane Marchesini Teixeira, foi no Departamento Municipal de Ação Social.


“Agora as famílias já estão habilitadas. Se tiver algum acolhimento as crianças já podem ir para as famílias. Essas famílias demonstraram que podemos amar sem mesmo conhecer as crianças, pois crianças sempre serão nossa prioridade. Definir uma família acolhedora é fácil pois só existe uma palavra: amor”, conta a diretora de Ação Social, Angélica Graeff Catapan.


O acolhimento familiar é temporário, ou seja, a família participante deve ter em mente que receber uma pessoa em acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho(a). A família de apoio assume o papel de parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta. Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado. Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento.


Segundo a assistente social Cristiane Marchesini Teixeira, a capacitação foi um momento muito importante para aprofundar e capacitar as famílias em todos os aspectos  que envolvem o dia a dia do acolhimento familiar. “O município conta hoje com o serviço implantado e com famílias aptas. O cadastramento de novas famílias pode se dar a todo tempo, ou seja, qualquer pessoa ou família que tenha interesse pode procurar a Assistência Social”, ressalta.


Para o cadastro de famílias ou indivíduos no Programa Família Acolhedora são verificados os seguintes critérios:

1. Disponibilidade afetiva;
2. Ter idade entre 25 e 55 anos;
3. Estar em boas condições de saúde física e mental;
4. Não possuir antecedentes criminais;
5. Possuir situação financeira estável;
6. Possuir uma convivência familiar estável e livre de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.


            A documentação mínima exigida para se inscrever no Programa Família Acolhedora é o RG e o CPF, comprovante de residência, comprovante de rendimentos, certidão negativa de antecedentes criminais e atestado de saúde física e mental.


Para mais informações basta procurar ou telefonar para o CRAS (3254-1069) ou para o Departamento de Ação Social (3254-1059).

Voltar
Confira as Últimas Notícias
10/01/2022 - Liomar Bringhentti assume interinamente a Prefeitura
Na manhã de hoje (10), no gabinete do prefeito municipal, reuniram-se o prefeito Jandir Bandiera (PT), o vice-prefeito Liomar Antônio Bringhentti (PSB) e os diretores de departamentos, para o primeiro bate-papo deste novo ano, com o intuito de rever algumas ações e discutir projetos e planejamentos para o desenvolvimento de Coronel Domingos Soares.Aproveitou-se a ocasião para se fazer a transição de cargo de prefeito a Liomar, que desempenhará a função de 11 a 25 de janeiro, período este em que Bandiera estará de férias.O prefeito em exercício reforçou a importância da parceria e da união de toda a equipe para o êxito da administração e o sucesso das ações de todos os setores da administração pública municipal. "Quero fazer um agradecimento especial ao Bandiera pela confiança e valorização da minha pessoa. O vice-prefeito não pode mais ser um cargo figurativo, mas deve ser atuante, participativo, e o nosso prefeito está permitindo que isso aconteça", disse Lio, ressaltando que durante o período em que estará à frente do Município fará o possível para atender às expectativas de todos, focando em determinados trabalhos a serem realizados pelos setores de Infraestrutura e Agricultura.Bandiera enalteceu o trabalho que Lio vem realizando junto à administração municipal, sempre presente e contribuindo nas tomadas de decisões e na elaboração de projetos em prol de Coronel Domingos Soares e dos munícipes. "Este será um ano muito bom para Coronel Domingos Soares, com muitas obras e diversos projetos sendo colocados em ação. Faremos juntos uma administração séria, honesta e comprometida com o progresso e o bem estar de todos", conclui Bandiera.
16/12/2021 - Meio Ambiente e Ação Social lançam projeto de educação ambiental
Os departamentos municipais de Meio Ambiente e Ação Social da Prefeitura de Coronel Domingos Soares deram início ao Projeto de Educação Ambiental “Preservar também é coisa de criança”, com o intuito de sensibilizar crianças entre 01 e 06 anos de idade sobre a importância da preservação do meio ambiente, da conservação e preparo do solo, alterações da paisagem, plantio de novas espécies, cuidados com as plantas, irrigação e funções ecológicas, estimulando o interesse pela natureza.             Participarão do projeto o Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI - Anjo da Guarda e crianças atendidas por programas sociais coordenados e/ou desenvolvidos pelo setor social do Município.             De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Rodrigo Molina Fernandes Müller Gheno, o projeto será desenvolvido na Praça Pompílio Joaquim Vaz, fazendo parte do paisagismo e plantio de árvores de sombra, como Ipê Amarelo, Acácia, Canelinha, flores eufórbias e palmeiras Cyca. “Solicitaremos a maior parte dos materiais no início do ano letivo”, ressalta Gheno, revelando que serão plantadas 80 mudas de árvores nativas já com dois metros de altura. “A nossa praça é muito vazia e quase não tem sombra. Com essas árvores, além de deixar o lugar ainda mais bonito, vamos fazer com que a praça seja um lugar para as famílias e os amigos se encontrarem e passarem bons momentos”, justifica o diretor.             No momento as crianças plantaram algumas eufórbias e, como informado, o Projeto terá continuidade com o início do próximo ano letivo.
13/12/2021 - Prefeitura adquire camionete com recursos próprios
A Prefeitura de Coronel Domingos Soares adquiriu, com recursos próprios (livres), 01 camionete Mitsubishi L200 Triton Outdoor zero quilômetro, no valor de R$ 235.700,00, que deverá integrar a frota do Departamento Municipal de Educação, para a melhoria dos atendimentos e serviços prestados à população. Recentemente também chegaram ao município os 02 veículos Volkswagen Gol, que deverão integrar a frota do Departamento Municipal de Saúde, para o setor de Estratégia Saúde da Família (ESF). “Ficamos muito agradecidos pelos dois carros novos que o Governo do Estado destinou para a Saúde de nosso município, porque vão auxiliar muito nos trabalhos do dia a dia”, disse o prefeito Jandir Bandiera, agradecendo ao governador Ratinho Júnior, ao secretário de estado da Saúde, Beto Preto, e ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, pela atenção dada à saúde dos domingosoarenses. Quanto à camionete adquirida com recursos próprios, o prefeito ressaltou que a Municipalidade tem a responsabilidade de administrar todos os setores da administração pública, buscando suprir as necessidades de cada setor para atender os munícipes com agilidade, qualidade e respeito. “O Departamento de Educação estava sem um veículo próprio para acompanhamento das escolas, tendo que emprestar a camionete do gabinete sempre que precisava levar materiais, e essa camionete vem em boa hora”, explica Bandiera. A atual administração ressalta que está investindo recursos próprios em diversos setores, devolvendo à população o dinheiro arrecadado com impostos, taxas e outras contribuições. “Recursos públicos sendo investidos com transparência e responsabilidade no que precisa”, complementa o vice-prefeito, Liomar Antônio Bringhentti.
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022 às 17:35:17