Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Cel. Domingos Soares realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
assescom.pmcds@gmail.com
Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021

O governo de Coronel Domingos Soares está, desde seu início, olhando com mais atenção e dando mais apoio às questões sociais, educacionais e de saúde que dizem respeito às pessoas com deficiências. Por isso, nesta quarta-feira (29) foi promovida a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no salão de eventos da Escola de Educação Básica Elenita Almeida Ferreira, a APAE.



            Com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência”, representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada se reuniram a fim de debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas relativas a este público. A palestrante foi a advogada Carla Regina Weigert de Moraes, atual presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Subseção Palmas e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná. Dra. Carla, que também é professora, trabalhou por 30 anos como docente e diretora da APAE de Palmas, tendo muitas experiências e aprendizados para dividir.

            “A Conferência tem uma força maior para requerer políticas públicas para as pessoas com deficiência, e Coronel Domingos Soares, por ser um município novo, dá para cuidar das normas de acessibilidade, por exemplo”, comenta a palestrante.



            Para a diretora da APAE domingosoarense, Neiva de Fátima Lima Suchow, é preciso acabar com os preconceitos e assegurar os direitos dessas pessoas, ensinando às crianças a respeitar o próximo. “Se cada um de nós ensinasse os nossos filhos a lidar e respeitar a diferença do outro não teríamos uma sociedade tão injusta”, destaca a gestora da instituição, ressaltando que o trabalho é no sentido de promover políticas públicas visando à ampla inclusão social das pessoas com deficiência enquanto cidadãs, e também promover debates sobre as legislações existentes nas três esferas de governo”.



            No caso de leis que beneficiem a inclusão de pessoas com deficiência em ambientes e atividades comuns da sociedade, o vereador Tiago Silveira Neves Montebeles se colocou à disposição para lutar por melhor condições para estes cidadãos. “Por ser a primeira conferência, é um marco histórico para o nosso município, pois está ancorada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que prevê que ‘todos os seres humanos nascem livres e iguais em direitos’. A gente vai lutar juntos para criar políticas públicas para essas pessoas”, disse o 1º secretário do Poder Legislativo Municipal.



            Representando o prefeito Jandir Bandiera, a 1ª dama e assessora de gabinete, Cristiana Neves de Oliveira, enalteceu o trabalho desenvolvido pela APAE e todo o carinho e dedicação dispensados pela equipe no acolhimento e atendimento diário de crianças, adolescentes e adultos com deficiências intelectuais e múltiplas, colocando a prefeitura ao dispor da instituição, alunos e pais para a construção de um município cada vez mais inclusivo. “Nós vamos firmar um importante convênio entre o Departamento de Ação Social e a APAE, e dar todo o apoio necessário para o desenvolvimento das atividades, bem como investir na contratação de profissionais de saúde”, salienta Cristiana.



            Entre as fundadoras da APAE de Coronel Domingos Soares, a vice-presidente da instituição, Lilian Bringhentti Tonin, contou um pouco da trajetória da escola e das dificuldades encontradas nos primeiros anos de emancipação do município. “Foi uma caminhada muito árdua, de muito trabalho e dedicação e, com a ajuda da prefeitura, dos professores, da comunidade conseguimos fundar o nosso espaço onde estamos hoje, que é amplo, lindo, acolhedor, aconchegante. Hoje é um motivo de muita alegria, satisfação, gratidão e de muita emoção também, porque a gente sabe das necessidades que eles têm, e do quanto são amados e queridos, e eles amam estar entre nós, e isso não há dinheiro que pague”, conta Lilian, emocionada.

 


            Eixos


            Os quatro eixos apresentados pela palestrante e trabalhados pelos participantes foram: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência; Acesso das pessoas com deficiência para a construção das políticas públicas; Financiamento das políticas públicas para a pessoa com deficiência; e Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.



            Os grupos elaboraram propostas, indicando a quais esferas de governo caberá a execução, e escolheram um delegado que representará o município na 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

           

Voltar
Confira as Últimas Notícias
20/10/2021 - Prefeitura adquire bibliotecas para escolas municipais
A prefeitura de Coronel Domingos Soares, através de seu Departamento Municipal de Educação, adquiriu 05 bibliotecas com livros de literatura infantil e infanto-juvenil, que serão distribuídos entre as escolas da rede municipal de ensino e a Biblioteca Cidadã Afonso Jacob Müller.             De acordo com a coordenadora pedagógica do departamento, Carla Bervig de Almeida, o Município está investindo R$ 50 mil na aquisição desses livros, que fazem parte do Programa Nacional de Assistência ao Ensino – PNAE -, tendo como objetivo o incentivo à leitura e a melhoria no processo de aprendizagem dos alunos.             Ao todo são 03 bibliotecas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, com 390 itens cada, 01 biblioteca para a Educação Infantil, com 352 itens, e 01 biblioteca infanto-juvenil, também com 352 peças. Os kits serão divididos entre as instituições da rede municipal de ensino. Conforme o Departamento de Educação, os livros de literatura infanto-juvenil serão todos destinados à renovação do acervo da Biblioteca Cidadã Afonso Jacob Müller. “Os livros existentes na biblioteca municipal são muito antigos, e estes livros novos vão possibilitar aos alunos diversas leituras e, consequentemente, a melhoria no desenvolvimento educacional”, comenta Carla.             Mesmo com toda a Tecnologia da Informação e da Comunicação, a chamada TIC, o contato com livros físicos ainda é importante e necessário durante o processo de ensino-aprendizagem, despertando interesse pela leitura e alunos com maior facilidade de interpretação de textos de diferentes gêneros e compreensão de conteúdos escolares e de mundo.             Assim, a primeira dama e assessora de gabinete, Cristiana de Oliveira, enfatiza que a educação sempre será prioridade do governo municipal, com investimentos contínuos em formação, materiais didáticos, infraestrutura entre outros. “Se queremos transformar a realidade social, econômica e cultural do nosso município o caminho é a educação; ela é a base, o alicerce que fortalece e aponta os melhores meios para uma vida próspera e realizada”, conclui Cristiana.
20/10/2021 - Inscrições abertas para treinamentos esportivos
Com a flexibilização das medidas restritivas em relação ao coronavírus no município, o Departamento Municipal de Esportes e Lazer dará início aos treinamentos das categorias de base, e convida crianças e adolescentes de 05 a 17 anos para participar.Inicialmente serão ofertadas as modalidades de Futsal e Voleibol, feminino e masculino. Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição, que deve ser retirada no próprio departamento, anexo ao Ginásio Municipal de Esportes João Maria Alves Taques.Conforme o educador físico Fernando Martins, os horários de treinamentos ainda não estão definidos, já que primeiramente é necessário ter as inscrições realizadas para, posteriormente, fazer as divisões por faixa etária e sexo. "Convidamos as crianças e os adolescentes do nosso município para participar dos treinamentos. Aos poucos vamos retornando o ritmo normal do esporte em Coronel Domingos Soares", convida.O setor esportivo domingosoarense sempre foi muito apreciado pela população jovem e veterana, por ser, até então, uma das únicas práticas de lazer do município. Porém, treinamentos, torneios e campeonatos estavam suspensos desde o início da pandemia de coronavírus, em março de 2020, por determinação dos órgãos de saúde, como forma de prevenir a proliferação do vírus em território municipal.No entanto, o governo de Coronel Domingos Soares tem como um de seus objetivos alavancar ainda mais o esporte, oferecendo treinamentos em diferentes modalidades, inclusive levando-os para as comunidades rurais, oportunizando que crianças e adolescentes de todo o município aprendam e pratiquem esportes. “A nossa população gosta muito de esporte e sempre prestigiou os eventos realizados. A gente vai melhorar a estrutura do ginásio de esportes da cidade e construir quadras e arenas nas comunidades, levando treinamentos e campeonatos para o município todo, porque todos merecem”, disse o vice-prefeito, Liomar Antônio Bringhentti, afirmando que a prefeitura fará a descentralização das atividades esportivas.Assim, pais ou responsáveis que desejarem mais informações sobre o retorno dos treinamentos das categorias de base podem conversar com professor Fernando, no ginásio de esportes ou pelo telefone 3254-1166, ramal 227. 
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021 às 18:23:14