Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Cel. Domingos Soares vacina adolescentes e aplica 3ª dose em idosos com mais de 70
assescom.pmcds@gmail.com
Terça-feira, 28 de Setembro de 2021

O Município de Coronel Domingos Soares iniciou nesta semana a vacinação de adolescentes com 17 anos, independente se possuem comorbidades ou não. Também está sendo aplicada a 3ª dose, o chamado reforço, em idosos com mais de 70 anos e em imunossuprimidos, que são pacientes que têm HIV ou pessoas que passaram por algum transplante.



            De acordo com o setor de imunização do Departamento Municipal de Saúde, até segunda-feira (27) à noite a recomendação era de que apenas os adolescentes com comorbidades fossem vacinados, o que mudou na terça de manhã, com nova orientação, ampliando para todos. Desta forma, Maria Helena Barbieri, de 17 anos, que não tem comorbidade, estava ansiosa e pode receber a primeira dose do imunizante. “A expectativa estava enorme, estava de olho desde que saiu a notícia que a vacina seria aplicada em menores de idade, só na espera de chegar ao nosso município, tanto que fui a primeira a tomar (risos); fui super bem recebida no posto de vacinação. É uma vacina super tranquila, não senti dor alguma na aplicação e até o momento não tive reação nenhuma também. Muito feliz por ter tomado e só ficar atenta para o dia da 2° dose”, conta.



            Além disso, foram adiantadas as segundas doses para quem estava agendado para os dias 1º, 08, 15 e 22 de outubro. “Essa vacina é para quem completou oito semanas da primeira dose”, explica a coordenadora Makieli de Moraes Costa.



            A vacina contra a Covid-19 é aplicada de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sala de vacina da Unidade Básica de Saúde da sede e, excepcionalmente nos sábados. Contudo, a equipe de imunização está fazendo busca ativa de pessoas que ainda não receberam a segunda ou nenhuma dose, mostrando a importância da imunização e sua eficácia já comprovada pela ciência.



            Assim, o Departamento Municipal de Saúde retorna gradativamente com os atendimentos da equipe multiprofissional nas comunidades do interior a partir de 1º de outubro. Inicialmente a equipe será formada pelos seguintes setores: Farmácia; Odontologia; Vacina (APS); Epidemiologia; Saúde da Mulher e Administrativo, seguindo o cronograma a seguir:


● 01/10 e 17/11: Marcon;

● 06/10/ e 26/11: Ponte do Iratim;

● 15/10: Pedregulho;

● 20/10: Ponte do Chopim;

● 29/10: Distrito Ubaldino Taques (Lavrama);

● 03/11: Bom Retiro;

● 12/11: 27 de Outubro (De Pauli).

 

Vale lembrar, ainda, que permanecem obrigatórias todas as medidas de segurança contra a Covid-19, como o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos com álcool em gel 70%. As ações a serem desenvolvidas pela equipe têm o intuito de fortalecimento dos indicadores e proporcionar à população o retorno de alguns atendimentos no interior.

Voltar
Confira as Últimas Notícias
20/10/2021 - Prefeitura adquire bibliotecas para escolas municipais
A prefeitura de Coronel Domingos Soares, através de seu Departamento Municipal de Educação, adquiriu 05 bibliotecas com livros de literatura infantil e infanto-juvenil, que serão distribuídos entre as escolas da rede municipal de ensino e a Biblioteca Cidadã Afonso Jacob Müller.             De acordo com a coordenadora pedagógica do departamento, Carla Bervig de Almeida, o Município está investindo R$ 50 mil na aquisição desses livros, que fazem parte do Programa Nacional de Assistência ao Ensino – PNAE -, tendo como objetivo o incentivo à leitura e a melhoria no processo de aprendizagem dos alunos.             Ao todo são 03 bibliotecas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, com 390 itens cada, 01 biblioteca para a Educação Infantil, com 352 itens, e 01 biblioteca infanto-juvenil, também com 352 peças. Os kits serão divididos entre as instituições da rede municipal de ensino. Conforme o Departamento de Educação, os livros de literatura infanto-juvenil serão todos destinados à renovação do acervo da Biblioteca Cidadã Afonso Jacob Müller. “Os livros existentes na biblioteca municipal são muito antigos, e estes livros novos vão possibilitar aos alunos diversas leituras e, consequentemente, a melhoria no desenvolvimento educacional”, comenta Carla.             Mesmo com toda a Tecnologia da Informação e da Comunicação, a chamada TIC, o contato com livros físicos ainda é importante e necessário durante o processo de ensino-aprendizagem, despertando interesse pela leitura e alunos com maior facilidade de interpretação de textos de diferentes gêneros e compreensão de conteúdos escolares e de mundo.             Assim, a primeira dama e assessora de gabinete, Cristiana de Oliveira, enfatiza que a educação sempre será prioridade do governo municipal, com investimentos contínuos em formação, materiais didáticos, infraestrutura entre outros. “Se queremos transformar a realidade social, econômica e cultural do nosso município o caminho é a educação; ela é a base, o alicerce que fortalece e aponta os melhores meios para uma vida próspera e realizada”, conclui Cristiana.
20/10/2021 - Inscrições abertas para treinamentos esportivos
Com a flexibilização das medidas restritivas em relação ao coronavírus no município, o Departamento Municipal de Esportes e Lazer dará início aos treinamentos das categorias de base, e convida crianças e adolescentes de 05 a 17 anos para participar.Inicialmente serão ofertadas as modalidades de Futsal e Voleibol, feminino e masculino. Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição, que deve ser retirada no próprio departamento, anexo ao Ginásio Municipal de Esportes João Maria Alves Taques.Conforme o educador físico Fernando Martins, os horários de treinamentos ainda não estão definidos, já que primeiramente é necessário ter as inscrições realizadas para, posteriormente, fazer as divisões por faixa etária e sexo. "Convidamos as crianças e os adolescentes do nosso município para participar dos treinamentos. Aos poucos vamos retornando o ritmo normal do esporte em Coronel Domingos Soares", convida.O setor esportivo domingosoarense sempre foi muito apreciado pela população jovem e veterana, por ser, até então, uma das únicas práticas de lazer do município. Porém, treinamentos, torneios e campeonatos estavam suspensos desde o início da pandemia de coronavírus, em março de 2020, por determinação dos órgãos de saúde, como forma de prevenir a proliferação do vírus em território municipal.No entanto, o governo de Coronel Domingos Soares tem como um de seus objetivos alavancar ainda mais o esporte, oferecendo treinamentos em diferentes modalidades, inclusive levando-os para as comunidades rurais, oportunizando que crianças e adolescentes de todo o município aprendam e pratiquem esportes. “A nossa população gosta muito de esporte e sempre prestigiou os eventos realizados. A gente vai melhorar a estrutura do ginásio de esportes da cidade e construir quadras e arenas nas comunidades, levando treinamentos e campeonatos para o município todo, porque todos merecem”, disse o vice-prefeito, Liomar Antônio Bringhentti, afirmando que a prefeitura fará a descentralização das atividades esportivas.Assim, pais ou responsáveis que desejarem mais informações sobre o retorno dos treinamentos das categorias de base podem conversar com professor Fernando, no ginásio de esportes ou pelo telefone 3254-1166, ramal 227. 
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021 às 18:23:14