Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Cel. Domingos Soares registra caso de variante Delta do coronavírus
assescom.pmcds@gmail.com
Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021

No fim da tarde do dia 24 de setembro, o Departamento Municipal de Saúde informou por meio das redes sociais o registro de um caso de variante Delta da Covid-19 no município, sendo este o primeiro caso conhecido e confirmado em território domingosoarense. O paciente, que havia testado positivo dia 17 de setembro, teve a confirmação da suspeita apenas dia 23.



            Acometido pela nova variante, o paciente recebeu acompanhamento diário da equipe de saúde desde o início do isolamento, bem como todo o atendimento necessário, apresentando quadro leve. Segundo a enfermeira responsável pela ala sentinela de enfrentamento ao coronavírus, Sílvia Heck, o paciente permaneceu em isolamento desde o início dos sintomas, que foram diarreia, vômito e manchas na pele, quando imediatamente foi medicado e realizou exames conforme a necessidade, recebendo alta no último domingo (26). No entanto, outros dois casos estão em investigação.



            “A nova variante Delta é diferente da Alpha, e sua maior característica é sua alta transmissibilidade. Enquanto a Alpha tem uma transmissibilidade de 2 a 3 pessoas, a Delta geralmente é de 6 a 8 pessoas contaminadas por um único transmissor”, explica Sílvia, ressaltando que mesmo com as duas doses da vacina é possível contrair a doença, porém com quadro leve. “Os cuidados devem permanecer. A vacinação e o distanciamento social hoje tem se mostrado as medidas mais eficazes na prevenção e contensão da doença, mas é preciso compreensão e apoio de todos”, destaca.



            Os sintomas da variante Delta variam muito de um para outro paciente, e são semelhantes aos da variante Alpha e aos de todas as variantes que existem hoje, são resfriado comum, que podem evoluir para Síndromes Respiratórias Agudas Graves, obstrução nasal, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, irritabilidade, perda do apetite, dor abdominal, diarreia, vômito e manchas na pele. Lembra-se também que muitas pessoas não apresentam sintomas, mas mesmo sendo assintomáticas transmitem o vírus, inclusive os vacinados também transmitem com cargas virais elevadas.



            Portanto, o Departamento de Saúde de Coronel Domingos Soares pede a todos que reforcem os cuidados e protocolos de biossegurança, mantendo o distanciamento social e evitando aglomerações de qualquer natureza, usando máscara sempre que estiver fora de casa e higienizando as mãos com álcool em gel 70%.

Voltar
Confira as Últimas Notícias
20/10/2021 - Prefeitura adquire bibliotecas para escolas municipais
A prefeitura de Coronel Domingos Soares, através de seu Departamento Municipal de Educação, adquiriu 05 bibliotecas com livros de literatura infantil e infanto-juvenil, que serão distribuídos entre as escolas da rede municipal de ensino e a Biblioteca Cidadã Afonso Jacob Müller.             De acordo com a coordenadora pedagógica do departamento, Carla Bervig de Almeida, o Município está investindo R$ 50 mil na aquisição desses livros, que fazem parte do Programa Nacional de Assistência ao Ensino – PNAE -, tendo como objetivo o incentivo à leitura e a melhoria no processo de aprendizagem dos alunos.             Ao todo são 03 bibliotecas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, com 390 itens cada, 01 biblioteca para a Educação Infantil, com 352 itens, e 01 biblioteca infanto-juvenil, também com 352 peças. Os kits serão divididos entre as instituições da rede municipal de ensino. Conforme o Departamento de Educação, os livros de literatura infanto-juvenil serão todos destinados à renovação do acervo da Biblioteca Cidadã Afonso Jacob Müller. “Os livros existentes na biblioteca municipal são muito antigos, e estes livros novos vão possibilitar aos alunos diversas leituras e, consequentemente, a melhoria no desenvolvimento educacional”, comenta Carla.             Mesmo com toda a Tecnologia da Informação e da Comunicação, a chamada TIC, o contato com livros físicos ainda é importante e necessário durante o processo de ensino-aprendizagem, despertando interesse pela leitura e alunos com maior facilidade de interpretação de textos de diferentes gêneros e compreensão de conteúdos escolares e de mundo.             Assim, a primeira dama e assessora de gabinete, Cristiana de Oliveira, enfatiza que a educação sempre será prioridade do governo municipal, com investimentos contínuos em formação, materiais didáticos, infraestrutura entre outros. “Se queremos transformar a realidade social, econômica e cultural do nosso município o caminho é a educação; ela é a base, o alicerce que fortalece e aponta os melhores meios para uma vida próspera e realizada”, conclui Cristiana.
20/10/2021 - Inscrições abertas para treinamentos esportivos
Com a flexibilização das medidas restritivas em relação ao coronavírus no município, o Departamento Municipal de Esportes e Lazer dará início aos treinamentos das categorias de base, e convida crianças e adolescentes de 05 a 17 anos para participar.Inicialmente serão ofertadas as modalidades de Futsal e Voleibol, feminino e masculino. Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição, que deve ser retirada no próprio departamento, anexo ao Ginásio Municipal de Esportes João Maria Alves Taques.Conforme o educador físico Fernando Martins, os horários de treinamentos ainda não estão definidos, já que primeiramente é necessário ter as inscrições realizadas para, posteriormente, fazer as divisões por faixa etária e sexo. "Convidamos as crianças e os adolescentes do nosso município para participar dos treinamentos. Aos poucos vamos retornando o ritmo normal do esporte em Coronel Domingos Soares", convida.O setor esportivo domingosoarense sempre foi muito apreciado pela população jovem e veterana, por ser, até então, uma das únicas práticas de lazer do município. Porém, treinamentos, torneios e campeonatos estavam suspensos desde o início da pandemia de coronavírus, em março de 2020, por determinação dos órgãos de saúde, como forma de prevenir a proliferação do vírus em território municipal.No entanto, o governo de Coronel Domingos Soares tem como um de seus objetivos alavancar ainda mais o esporte, oferecendo treinamentos em diferentes modalidades, inclusive levando-os para as comunidades rurais, oportunizando que crianças e adolescentes de todo o município aprendam e pratiquem esportes. “A nossa população gosta muito de esporte e sempre prestigiou os eventos realizados. A gente vai melhorar a estrutura do ginásio de esportes da cidade e construir quadras e arenas nas comunidades, levando treinamentos e campeonatos para o município todo, porque todos merecem”, disse o vice-prefeito, Liomar Antônio Bringhentti, afirmando que a prefeitura fará a descentralização das atividades esportivas.Assim, pais ou responsáveis que desejarem mais informações sobre o retorno dos treinamentos das categorias de base podem conversar com professor Fernando, no ginásio de esportes ou pelo telefone 3254-1166, ramal 227. 
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021 às 18:23:14