Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Cel. Domingos Soares pretende ampliar arrecadação de ICMS Ecológico
assescom.pmcds@gmail.com
Quinta-feira, 19 de Maio de 2022

Em 2021, a Prefeitura de Coronel Domingos Soares adquiriu 533 hectares para a criação de duas unidades de conservação, com o objetivo de aumentar a arrecadação com o recebimento do chamado ICMS Ecológico por Biodiversidade. Os recursos já estão sendo recebidos e somarão, até o fim deste ano, aproximadamente R$ 600 mil. Porém, a intenção da Municipalidade é ampliar as áreas de preservação.


            Desta forma, no dia 17 o prefeito Jandir Bandiera e o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Gheno, receberam o representante da CCM Ambiental, de Campo Mourão, Raniel Casalvara, que apresentou ao Município de Coronel Domingos Soares uma possibilidade de atuar frente à preservação ambiental, que é a criação de novas unidades de conservação através de parceria público-provada. “O Município tem um espaço territorial coberto por grandes extensões de florestas, e essas áreas podem contribuir para a arrecadação do Município através do fator ambiental, que é o recebimento do ICMS Ecológico. A gente veio apresentar uma proposta de alguns proprietários que têm interesse em contribuir com o Município fornecendo essa área para que seja unidade de conservação”, explica.


            Para o prefeito, a proposta é válida, pois o governo municipal pretende ampliar a obtenção de recursos para o Município, e através do Departamento de Meio Ambiente já conseguiu dar início este ano ao recebimento do ICMS Ecológico, colaborando com o desenvolvimento de Coronel Domingos Soares.

            Conforme Gheno, a ideia é a criação de RESEX - Reservas Extrativistas, que são espaços territoriais protegidos, cujo objetivo é a proteção dos meios de vida e a cultura de populações tradicionais, bem como assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da área.A pessoa possui uma mata nativa e pode cadastrar essa área, e o Município passa a receber o ICMS Ecológico e consegue fazer um repasse para o proprietário que, mesmo assim, pode fazer a colheita da erva mate, por exemplo. Acredito que seja de grande interesse para muitos produtores de Coronel Domingos Soares; eles não precisam vender suas áreas, mas apenas cadastrar e assim receber parte do imposto”, explica o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura.


            A proposta da CCM Ambiental é cadastrar aproximadamente 1.000 hectares de área de mata nativa, elevando a arrecadação municipal do ICMS Ecológico, podendo agregar mais cerca de R$ 1 milhão aos cofres públicos. “Pra frente a gente vai fazer essa parceria para cadastrar novas áreas e assim gerar mais renda para a Prefeitura poder investir em mais obras e benfeitorias para a comunidade”, finaliza Rodrigo.

Voltar
Confira as Últimas Notícias
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Sexta-feira, 05 de Agosto de 2022 às 10:48:32