Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Criação do Município
prefeituracds.assessoria@gmail.com
Quinta-feira, 15 de Setembro de 2016
1997

Criação do Município

             Em 21 de dezembro de 1995, pela Lei Estadual nº 11.265, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado do Paraná e Promulgada nos termos do x 7º, do Artigo 71 da Constituição Estadual, tendo como Presidente o Deputado Aníbal Kuri, e publicada em 28.12.95, foi criado o Município de Coronel Domingos Soares, com território desmembrado do Município de Palmas.

            Suas divisas e confrontações ficaram sendo as seguintes: Começa na confluência do rio Iguaçu com o rio Butiá, seguindo pelo rio Butiá até sua cabeceira, daí em reta alcança a cabeceira do rio Rancho Grande, seguindo por ele até encontrar o rio Chopim; do rio Chopim segue até o córrego Manchora ou da Divisa, seguindo por este até sua cabeceira por uma reta, atingindo a cabeceira do lajeado do Veado, desce por este até sua foz no rio São Lourenço, desce por este até sua foz no rio Iratim, divisa intermunicipal com Bituruna, desce pelo rio Iratim, acompanhando os limites intermunicipais com Bituruna até a foz do lajeado da Escada; daí por uma reta alcança a cabeceira do Lajeado do Saltinho ou ribeirão da Canela, desce por este até sua foz no rio Iguaçu, seguindo pelo rio Iguaçu até encontrar o ponto de partida da confluência do rio Butiá.

Voltar
Confira as Últimas Notícias
20/10/2021 - Prefeitura adquire bibliotecas para escolas municipais
A prefeitura de Coronel Domingos Soares, através de seu Departamento Municipal de Educação, adquiriu 05 bibliotecas com livros de literatura infantil e infanto-juvenil, que serão distribuídos entre as escolas da rede municipal de ensino e a Biblioteca Cidadã Afonso Jacob Müller.             De acordo com a coordenadora pedagógica do departamento, Carla Bervig de Almeida, o Município está investindo R$ 50 mil na aquisição desses livros, que fazem parte do Programa Nacional de Assistência ao Ensino – PNAE -, tendo como objetivo o incentivo à leitura e a melhoria no processo de aprendizagem dos alunos.             Ao todo são 03 bibliotecas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, com 390 itens cada, 01 biblioteca para a Educação Infantil, com 352 itens, e 01 biblioteca infanto-juvenil, também com 352 peças. Os kits serão divididos entre as instituições da rede municipal de ensino. Conforme o Departamento de Educação, os livros de literatura infanto-juvenil serão todos destinados à renovação do acervo da Biblioteca Cidadã Afonso Jacob Müller. “Os livros existentes na biblioteca municipal são muito antigos, e estes livros novos vão possibilitar aos alunos diversas leituras e, consequentemente, a melhoria no desenvolvimento educacional”, comenta Carla.             Mesmo com toda a Tecnologia da Informação e da Comunicação, a chamada TIC, o contato com livros físicos ainda é importante e necessário durante o processo de ensino-aprendizagem, despertando interesse pela leitura e alunos com maior facilidade de interpretação de textos de diferentes gêneros e compreensão de conteúdos escolares e de mundo.             Assim, a primeira dama e assessora de gabinete, Cristiana de Oliveira, enfatiza que a educação sempre será prioridade do governo municipal, com investimentos contínuos em formação, materiais didáticos, infraestrutura entre outros. “Se queremos transformar a realidade social, econômica e cultural do nosso município o caminho é a educação; ela é a base, o alicerce que fortalece e aponta os melhores meios para uma vida próspera e realizada”, conclui Cristiana.
20/10/2021 - Inscrições abertas para treinamentos esportivos
Com a flexibilização das medidas restritivas em relação ao coronavírus no município, o Departamento Municipal de Esportes e Lazer dará início aos treinamentos das categorias de base, e convida crianças e adolescentes de 05 a 17 anos para participar.Inicialmente serão ofertadas as modalidades de Futsal e Voleibol, feminino e masculino. Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição, que deve ser retirada no próprio departamento, anexo ao Ginásio Municipal de Esportes João Maria Alves Taques.Conforme o educador físico Fernando Martins, os horários de treinamentos ainda não estão definidos, já que primeiramente é necessário ter as inscrições realizadas para, posteriormente, fazer as divisões por faixa etária e sexo. "Convidamos as crianças e os adolescentes do nosso município para participar dos treinamentos. Aos poucos vamos retornando o ritmo normal do esporte em Coronel Domingos Soares", convida.O setor esportivo domingosoarense sempre foi muito apreciado pela população jovem e veterana, por ser, até então, uma das únicas práticas de lazer do município. Porém, treinamentos, torneios e campeonatos estavam suspensos desde o início da pandemia de coronavírus, em março de 2020, por determinação dos órgãos de saúde, como forma de prevenir a proliferação do vírus em território municipal.No entanto, o governo de Coronel Domingos Soares tem como um de seus objetivos alavancar ainda mais o esporte, oferecendo treinamentos em diferentes modalidades, inclusive levando-os para as comunidades rurais, oportunizando que crianças e adolescentes de todo o município aprendam e pratiquem esportes. “A nossa população gosta muito de esporte e sempre prestigiou os eventos realizados. A gente vai melhorar a estrutura do ginásio de esportes da cidade e construir quadras e arenas nas comunidades, levando treinamentos e campeonatos para o município todo, porque todos merecem”, disse o vice-prefeito, Liomar Antônio Bringhentti, afirmando que a prefeitura fará a descentralização das atividades esportivas.Assim, pais ou responsáveis que desejarem mais informações sobre o retorno dos treinamentos das categorias de base podem conversar com professor Fernando, no ginásio de esportes ou pelo telefone 3254-1166, ramal 227. 
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021 às 18:23:14